sábado, 20 de fevereiro de 2010

Intercâmbio,como é viver essa experiência?


Estamos conversando com quem já teve o privilégio de vivenciar esta experiência;

Maria Helena H. Ferreira tem 17 anos,é de Minas Gerais e passou 6 meses no Canadá.

-O que te motivou a fazer o intercâmbio?

1) Bom, o que me motivou foi a vontade de ganhar um pouco de independência. Ter novas experiências, me desligar um pouco do mundo que eu vivia. Aumentar minha responsabilidade e também melhorar meu ingles.

-Por que escolheu o Canadá?

2) A escolha do Canadá foi meio que por não ter uma outra opção.
Porque pra Austrália seria o dobro do preço e para os EUA,o visto não seria fácil de conseguir.
Mas não me arrependo nem um pouco de ter escolhido o Canadá, porque é um país acostumado a lidar com estrangeiros e respeita as diferenças.

-Como é ter uma família diferente?

3)Ter uma familia diferente é completamente complicado !
O fato de você não saber como funciona a rotina da casa te deixa completamente desnorteado. Mas com o tempo, você vai pegando o jeito e vai se adaptando.

-Foi fácil fazer amizade no colégio?

4)Fazer amizades no colégio nao foi fácil não ! Pois na escola existem muitos grupinhos fechados exatamente igual nos filmes. Mas se voce souber escolher algumas aulas onde exista uma maior interação entre os alunos, fica mto mais facil conseguir amizades. A chave é ter cabeça aberta pra aceitar e entender que o tipo de amizade que eles vao te oferecer nao é igual ao tipo de amizade que você tem no Brasil.Mas mesmo sendo diferente, você consegue fazer amizades que vão durar para o resto da sua vida !

-Fale um aspecto positivo e um negativo.

5)Um dos aspectos positivos é a responsabilidade que vc ganha tendo uma experiência dessas. Pois longe da familia você tem que se virar sozinho ! Lavar sua roupa, preparar sua comida, arrumar seu quarto e principalmente tomar conta do seu próprio dinheiro.
Um aspecto negativo que pesa muito é a saudade ! Tanto da família e dos amigos quanto até mesmo da comida, cachorro, cavalo e principalmente sol e calor !

-O que eles costumam comer no dia a dia?

6)A comida do dia a dia tem bastante fast food.
Eles não tem almoço, apenas um lanche mais reforçado, mas nada de arroz, carne, macarrão, salada... nadinha disso...
A refeição mais forte é o jantar, onde eles basicamente comem carne, salada e muita batata. Também comem pão. E na maioria das vezes a bebida é agua ou chá gelado no meu caso.

-Repetiria a experiência?

7)Não sei se repetiria a experiência para estudar. Mas com certeza iria para trabalhar ! As oportunidades de emprego são muito boas e a qualidade de vida é excelente !

Obrigada Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário